Manaus/AM - O Boi-Bumbá Caprichoso protocolou, neste domingo (28), um pedido para que o Boi Garantido seja penalizado por suposto descumprimento do regulamento do 59º Festival Folclórico de Parintins. Segundo a associação azul e branca, o rival teria iniciado os procedimentos de entrada na arena do Bumbódromo 15 minutos antes do horário previsto durante a segunda noite de apresentações, realizada no sábado (27).
De acordo com o Caprichoso, a denúncia foi encaminhada à Comissão Organizadora, à Comissão Julgadora, à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), à Prefeitura de Parintins e ao Ministério Público do Amazonas. A agremiação afirma que imagens do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) registram a entrada da banda do Garantido às 22h45, embora o regulamento estabeleça que o acesso à arena deveria ocorrer apenas às 23h.
A associação sustenta que o regulamento prevê horários específicos para entrada da banda, início e encerramento da apresentação, além da saída da arena, estabelecendo penalidade automática em caso de descumprimento. Com base no artigo 58, parágrafos 8º e 9º, o Caprichoso solicita que a ocorrência seja registrada na ata oficial de controle de tempo e que seja aplicada a perda de um ponto ao boi rival.
Em nota, o Caprichoso informou ainda que, até o momento da divulgação do comunicado, a ata oficial não havia registrado a suposta ocorrência, o que, segundo a entidade, gera preocupação quanto ao cumprimento das regras da competição. A associação afirmou confiar nas instituições responsáveis pela organização do festival e disse que continuará acompanhando o caso pelos meios institucionais e legais cabíveis, em defesa da igualdade entre os concorrentes e da lisura da disputa.
Veja nota na íntegra:





Aviso