Manaus/AM - O governador Roberto Cidade assinou, nesta segunda-feira (22/06), as ordens de serviço que garantem a retomada das obras de pavimentação e recuperação viária nos municípios de Nova Olinda do Norte, Borba e Humaitá. Com um investimento que ultrapassa a marca de R$ 40 milhões, o pacote de ações faz parte da segunda etapa do programa estadual Asfalta Amazonas, voltado ao fortalecimento da infraestrutura do interior.
A assinatura ocorreu em agenda oficial com a presença de lideranças comunitárias e chefes dos Executivos municipais, marcando o início de um cronograma de obras planejado para aproveitar o período de estiagem na região.

“Tenho certeza de que este será um verão muito proveitoso, pois o asfalto está chegando”, destacou o governador Roberto Cidade, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e a mobilidade urbana na calha do rio Madeira.
Detalhes das obras nos municípios beneficiados
O plano de infraestrutura foi desenhado para atender às demandas específicas de mobilidade, drenagem e segurança viária de cada uma das três cidades contempladas:
Em Nova Olinda do Norte, o investimento é de R$ 10,2 milhões. As obras incluem serviços de pavimentação, implantação de meio-fio e sarjetas em 38 ruas distribuídas por 12 bairros da sede do município, além da recuperação do sistema viário da Comunidade Jacarezinho e de ramais da zona rural.
Já o município de Borba recebe R$ 15 milhões em investimentos. As ações são integralmente voltadas à recuperação do sistema viário local, totalizando 8,92 quilômetros de vias que receberão nova pavimentação.

Por fim, Humaitá também conta com um aporte de R$ 15 milhões. A cidade receberá serviços diferenciados de pavimentação rígida em concreto, calçadas, meio-fio, dispositivos de drenagem e sinalização viária. As obras vão contemplar 26 vias urbanas localizadas nos conjuntos Rio Madeira e Uruapiara.
Para os prefeitos da região, o início dos trabalhos representa a realização de antigas demandas locais. “É um sonho. As máquinas já estão embarcando para Borba”, celebrou o prefeito do município, Toco Santana. Também acompanharam o ato a prefeita de Nova Olinda do Norte, Professora Araci Cunha, e o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo.
Expansão do Asfalta Amazonas no interior
Gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o programa Asfalta Amazonas acumula investimentos históricos na infraestrutura do estado.
Na atual fase do programa (biênio 2025-2026), estão previstos R$ 638,8 milhões para pavimentar ou recuperar 545,26 quilômetros de ruas e ramais rurais no interior. No balanço geral desde o início do programa, o montante global planejado passa de R$ 1 bilhão, alcançando mais de 40 municípios amazonenses com o objetivo de facilitar o escoamento da produção agrícola, melhorar o tráfego urbano e valorizar as cidades do estado.



Aviso