Início Amazonas Justiça determina transferência de presos de Guajará para Manaus após motim
Amazonas

Justiça determina transferência de presos de Guajará para Manaus após motim

Justiça determina transferência de presos de Guajará para Manaus após motim
Foto: Divulgação/MPAM

Manaus/AM - A Justiça do Amazonas atendeu a um pedido do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e determinou a transferência de 14 custodiados da 69ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Guajará para unidades prisionais em Manaus. A medida busca reduzir riscos à segurança da unidade policial e melhorar as condições de custódia dos detentos. Até o momento, 10 presos já foram transferidos na última segunda-feira (22).

A decisão foi motivada por um motim registrado no dia 12 de junho de 2026, que expôs graves problemas estruturais e operacionais na delegacia. Segundo o MPAM, a inspeção realizada após o episódio identificou danos nas celas, nas paredes e na cobertura do corredor, além de ações dos detentos que teriam provocado curto-circuito e comprometido a energia e o sinal de internet da unidade.

Durante a apuração, também foram encontrados registros que indicavam tentativas de fuga, com presos tentando acessar o telhado da delegacia. O relatório do Ministério Público aponta ainda superlotação na unidade, que possui apenas duas celas, mas abrigava 45 detentos no momento do motim. O documento também destaca a atuação de integrantes de uma facção criminosa dentro da delegacia, com uso de celulares e ameaças a servidores.

Segundo o promotor de Justiça Ney Costa Alcântara de Oliveira Filho, a medida representa um marco para o município. “Esta é a primeira vez na história do município que integrantes de facções criminosas são transferidos do município para a capital amazonense”, afirmou. A decisão judicial também prevê multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento, direcionada a órgãos estaduais responsáveis pela segurança e administração penitenciária.

O episódio do motim ocorreu quando cerca de 20 detentos iniciaram a ação nas celas 1 e 2 da unidade, em sua maioria ligados ao Comando Vermelho. Após a contenção da situação, foi reforçada a necessidade de transferência imediata de parte dos custodiados considerados de maior risco, sob argumento de que a permanência deles na delegacia representava ameaça à segurança de servidores, da população e da estrutura pública local.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!