A senadora Teresa Leitão (PT-PE) foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como nova líder do governo no Senado, em substituição a Jaques Wagner (PT-BA), que deixou o cargo após ser alvo da Operação Compliance Zero da Polícia Federal. Aos 74 anos, Teresa é pedagoga, ex-deputada estadual e a primeira mulher a representar Pernambuco no Senado, eleita em 2022 com mais de 2 milhões de votos.
Com forte atuação em pautas ligadas à educação e aos direitos sociais, ela preside atualmente a Comissão de Educação e Cultura e integra outras comissões estratégicas. Sua missão agora será articular projetos prioritários do Executivo, como o fim da escala 6x1 e a PEC da Segurança, além de melhorar a relação do governo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que tem travado votações importantes.
A saída de Wagner ocorreu após a PF investigar supostas vantagens indevidas ligadas ao Banco Master, incluindo repasses milionários e um apartamento de luxo em Salvador. Ele nega irregularidades e busca anular a operação no STF. A escolha de Teresa reforça a presença feminina em posição de liderança e busca dar novo fôlego à articulação política do governo no Congresso.



Aviso