Início Economia Bolsas de NY fecham em queda com continuidade de venda em empresas tech
Economia

Bolsas de NY fecham em queda com continuidade de venda em empresas tech

Estadão

As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta sexta-feira, 26, em sessão marcada por volatilidade e extensão das perdas do setor de tecnologia frente a temores de avaliações de empresas ligadas à inteligência artificial (IA). Investidores também ponderaram desdobramentos divergentes no Oriente Médio.

O Dow Jones caiu 0,11%, a 51.865,15 pontos, mas subiu 0,58% na semana. O S&P 500 recuou 0,06%, em 7.353,06 pontos, caindo 1,97% na semana. O Nasdaq teve baixa de 0,24%, encerrando nos 25.297,62 pontos, e tombando 4,60% na semana.

Mais cedo, os índices acionários chegaram a operar no positivo em meio a forte queda do petróleo e o avanço no sentimento do consumidor nos EUA em junho, mas logo voltaram a ficar voláteis.

O uso crescente de dívida para financiar infraestrutura e empresas de IA pode estar criando os problemas do futuro, alerta Raghuram Rajan, ex-presidente do banco central da Índia, acrescentando que alguns ativos ligados à tecnologia parecem excessivamente valorizados.

No setor de chips, a Micron cedeu 6,69%, a Intel caiu 3,42% e a Oracle recuou 2,53%. A ON Semiconductor derreteu 23,66% após concluir a compra da Synaptics (-3,68%). Sandisk (-10,46%) e Nvidia (-1,64%) também saíram prejudicadas no pregão.

As chamadas "Sete Magníficas" se tornarão "Três Magníficas" em breve, com um comércio de mercado unificado chegando ao fim, prevê o CEO e fundador da consultoria financeira deVere Group, Nigel Green. Segundo ele, dentro de cinco anos apenas três gigantes tecnológicas ainda comandarão as avaliações premium associadas e serão vistas como vencedoras da revolução de IA.

Em paralelo, o presidente do Federal Reserve (Fed) de Minneapolis, Neel Kashkari disse acreditar que, no curto, prazo, a IA vai ser inflacionária e espera um aumento de juros para este ano.

Na ponta positiva, a Moderna disparou mais de 12% - no maior fechamento desde setembro de 2024 - e fez o setor de saúde (+3,07%) ter a melhor performance do dia. A biofarmacêutica revelou um programa experimental para doenças autoimunes. Já a FactSet subiu quase 11% ao anunciar uma nova ferramenta de investimento.

A SpaceX subiu 0,15%. A Bloomberg revelou que o enfraquecimento da demanda por títulos de dívida da empresa aeroespacial surpreendeu traders, enquanto o Financial Times informou planos da companhia de Elon Musk para competir no mercado de telefonia móvel dos EUA.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!