O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, afirmou nesta quarta-feira, 24, que o cronograma de alta no imposto de importação para veículos segue sem alteração mesmo com renovação da cota para importação sem imposto para carros elétricos desmontados. A declaração foi realizada durante participação no programa Bom dia, ministro , da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
"Há três anos nós começamos um cronograma de elevação do imposto de importação que vai chegar agora em 2021 que vem 35% para todos os veículos. Esse cronograma não foi alterado, não houve nenhuma modificação", afirmou ele, dizendo que esse valor de alíquota será efetivada a partir de 1º de julho.
Segundo o ministro, a renovação da cota de importação para elétricos é porque montadoras ainda estão se instalando e a preocupação no setor automotivo é o comércio exterior, porque caíram vendas para Argentina, por exemplo. "Enquanto dentro da cota é zero, acima da cota é 35%, dependendo do tipo. Agora, essa decisão foi tomada porque essas montadoras estão se instalando no país para produzir (...) o que é bom para a oferta, tanto para o mercado quanto para a geração de emprego e de renda", completou.
Sobre as reclamações do setor automotivo interno, ele afirmou que é preciso olhar o "filme todo" para se acalmar. Além disso, ele declarou que há outras medidas de apoio à indústria interna, que deve bater recorde de produção, vendas e emplacamento.
"Olha, para acalmar é muito simples. É só olhar para o filme todo, para toda a história. Desde o início, o governo tem políticas associadas ao fortalecimento da indústria automotiva nacional", disse o ministro.
E completou: "O diálogo sempre existiu, sempre existirá, continuará existindo. É por isso que nós podemos comemorar este ano, no mês de maio, mais de um milhão de veículos produzidos no Brasil (...) esses números recordes é que tem que acalentar o mercado."



Aviso